Joanesburgo – Amado e admirado no mundo todo, o ex-presidente sul-africanoNelson Mandela foi protagonista de filmes, inspirador de livros e vencedor de inúmeros prêmios e títulos de reconhecimento. Conheça dez curiosidades sobre Mandela:

1 – Seu nome de batismo era Rolihlahla. Segundo a tribo Xhosa, da qual Mandela pertencia, o nome significava “tirar um galho da árvore ou causar problemas”. Devido à difícil pronúncia, Mandela começou a ser chamado de “Nelson”, já que o sul-africano admirava o almirante britânico Horatio Nelson.

2 – Fez uma pequena participação no filme “Malcolm X”, de Spike Lee.

3 – Seu nome foi colocado por cientistas em um fóssil de pássaro. A peça foi batizada de “Australopicus nelsonmandelai“.

4 – Casou-se com uma ex-primeira-dama. Graça Machel foi esposa do ex-presidente de Moçambique Samora Machel antes de viver com Mandela.

5 – Era um mestre dos disfarces. Quando tentava burlar as autoridades durante o apartheid, Mandela se disfarçava de diversas maneiras, como de motorista.

6 – Além da política, Mandela amava esportes, principalmente o boxe. “Não gosto da violência do esporte, mas o boxe me atrai por sua ciência, como os corpos se movem para se proteger”, disse o ex-presidente em uma ocasião.

7 – Seu prato preferido era “dobradinha”, feito com tripas.

8 – Abriu o primeiro escritório de advocacia formado por negros na África do Sul, em 1952.

9 – Seu nome já esteve na lista de terroristas dos Estados Unidos. Foi removido em 2008, quando Mandela já tinha 89 anos de idade.

10 – Durante os 27 anos em que esteve preso, Mandela lia a poesia “Invictus”, de William Ernest Henley, em voz alta para outros detentos. O texto, cuja principal mensagem era “não se render jamais”, inspirou o líder sul-africano em suas palavras: “Sou o dono do meu destino. Sou o capitão da minha alma”.

fonte: http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/conheca-10-curiosidades-sobre-nelson-mandela