11 Segredos dos Oradores Mais Persuasivos

blog-3-
Saiba como controlar uma apresentação do PowerPoint pelo Smartphone
28 de janeiro de 2016
blog-5-
Conheça 10 fatos inusitados sobre Nelson Mandela
4 de fevereiro de 2016
Show all

11 Segredos dos Oradores Mais Persuasivos

blog-4-

Fonte: Daniel Z. CHOHFI

Pessoas altamente persuasivas são aquelas que convencem o seu público a adotar a sua opinião.

Depois de uma pequena pesquisa, confira os segredos dos oradores altamente persuasivos, seja em conferências, workshops, seminários, ligações, textos e onde mais você tenha que convencer alguém.

#1. Eles Parecem Confiantes

Apresentar confiança é uma das partes mais importantes para ser persuasivo. Se a pessoa que está falando não tem certeza, porque o público vai ter?

Oradores altamente persuasivos sempre parecem confiantes, mantém contato visual, esboçam um sorriso lindo e têm uma voz suave e apaixonada.

#2. Eles Reforçam Quem São

Na maioria das conferências, a forma como um orador é apresentado faz com que o público fique ansioso para ouvir a sua história.

Por isso a frase de introdução do orador precisa torná-lo a pessoa perfeita para compartilhar o que está prestes a ser dito.

#3. Uma Forte Linguagem Corporal

A ferramenta mais importante para a credibilidade do orador junto a sua audiência é a linguagem corporal do locutor.

Veja a quantidade de distrações disponíveis que a nossa cultura possibilita para os ouvintes: iPads, smart TVs e smartphones são apenas alguns exemplos. A lista de estímulos é longa e o orador precisa fisgar a atenção a cada segundo.

Oradores persuasivos e influentes parecem pessoas decentes e transmitem informações importantes. Para ser um grande orador, confira se o seu corpo é a melhor ferramenta de comunicação possível. A sua roupa, cabelo, sorriso, barba, e qualquer outro detalhe pode fazer a diferença.

#4. Eles Fazem Contato Visual

Desde nossos tempos de faculdade, entendemos que o contato visual é indispensável para uma boa apresentação em frente a uma plateia.

As pessoas costumam esperar que o orador olhe para elas enquanto falam, o que resulta na construção de mais confiança entre o orador e sua audiência.

Bons oradores exploram o contato visual com a plateia.

#5. Eles Usam um Gancho Emocional

Oradores altamente persuasivos iniciam suas apresentações ou discursos com um gancho. Eles começam a fisgar a atenção do público usando uma declaração, símbolo, imagem visual, figura, slogan ou outra ferramenta que capta imediatamente a atenção do público.

Oradores altamente persuasivos usam as emoções não apenas para ganhar a atenção da platéia, mas também para produzir uma resposta positiva e ajudar a preservar a sua mensagem.

#6. Eles Sempre Respondem Aos Porquês

Muitos oradores altamente persuasivos não estão preocupados sobre como iniciar o seu discurso.

Pelo contrário, para que as pessoas realmente fiquem interessadas no tema, os grandes oradores sempre começam respondendo aos porquês.

Fornecer respostas é uma maneira de demonstrar habilidade de comunicação forte e eficaz. Oradores eminentemente persuasivos usam essa ferramenta estratégica para influenciar.

#7. Eles São Apaixonados Pelo Tema

Essa é o meu segredo preferido. Nada melhor do que ouvir algo de uma pessoa apaixonada pelo assunto.

Para ser um orador persuasivo você deve ter uma crença de que o seu assunto pode mudar a vida das pessoas, deixando uma sensação de que são obrigados a aceitar isso para o seu próprio bem.

Mais do que tudo, você precisa realmente conhecer o assunto.

Se você conhece, fique tranquilo, você já tem o maior poder de persuasão do mundo.

#8. Eles Conversam Em Vez De Discursar

Grandes oradores efetivamente combinam a sua voz honesta com a apresentação em forma de conversação.

Fazer uma conversa com o público em vez de um discurso irá criar uma percepção honesta e confiável na mente das pessoas sobre o orador.

Grandes oradores não discursam. Eles conversam.

#9. Eles Constroem Um Sentido De Verdade Entre o Público

Para estabelecer a crença e criar um sentido de verdade na mente das pessoas, os atores estão totalmente envolvidos fisicamente, mentalmente e emocionalmente nas palavras que pronunciam.

Seja na sala de reuniões ou em uma conferência, o orador funciona como um ator. Quanto mais naturalmente ele entrega a mensagem, mais o público acredita.

#10. Eles Não Hesitam Em Repetir

Para garantir que o público está prestando atenção em tudo que é falado, os oradores altamente persuasivos sempre tentam recapitular a discussão algumas vezes.

No final da conversa, passam por diversos pontos abordados na discussão, porque isso resulta em um maior envolvimento do público.

#11. Eles Compartilham Suas Experiências Pessoais

Para terminar, um orador altamente persuasivo compartilhará envolvimento pessoal, experiências e perspectivas de como trabalham, através de sua apresentação.

Fale com o público, fale com a sua vida e torne a conversa agradável para ganhar o coração do seu público.

Este artigo foi adaptado do original, “11 Secrets of Highly Persuasive Speakers”, do Lifehack e visto no Jornal do Empreendedor.

Particularmente, eu amo as apresentações do Steve Jobs.

Podem não gostar de seus produtos, visão ou metodologias corporativas, mas ninguém pode negar que era um orador incrível.

Existem diversos Slideshares, vídeos e artigos pela web que explicam os segredos de comunicação que Jobs usava, e com certeza, se mixam com os apresentados acima e elevam ainda mais a qualidade que a sua oratória pode atingir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *